top of page

______________________

  • Foto do escritor: Concerto Especial
    Concerto Especial
  • 10 de dez. de 2019
  • 3 min de leitura

MAESTROS E MAESTRINAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA UNIVERSITÁRIA E DO CORAL UFMT

A Orquestra Sinfônica Universitária (1979) e o Coral UFMT (1980) são apenas dois dos maravilhosos canteiros dos vários jardins da Universidade Federal de Mato Grosso, mas representativos e especiais, e foram concebidos por dois jovens professores: Gabriel Novis Neves (Reitor Fundador) e Benedito Pedro Dorileo (1º Vice-Reitor), cuidados com esmero por maravilhosos jardineiros (maestros) e maravilhosas jardineiras (maestrinas), abraçados por todos os demais reitores e reitoras, e pelas comunidades cuiabana e mato-grossense.

Os canteiros da Orquestra Sinfônica Universitária e do Coral UFMT contaram e contam com maestros e maestrinas talentosos e sensíveis, e voltados para a descoberta de novos profissionais  na área da música e a garantia de melhores oportunidades no mercado profissional e acadêmico.


Os maestros Konrad Wimmer, Marcelo Bussiki, Ricardo Rocha, Roberto Victório e Silbene Perassolo regeram os canteiros da Orquestra Sinfônica Universitária, e os canteiros do Coral UFMT foram regidos por dois maestros e duas maestrinas: Peter Ens, Lídia Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira e Naíse Santana, aos quais registramos agradecimentos pelas ações e experiências realizadas, pela forma ousada e corajosa assumidas, e que encantaram e continuam encantando gerações.


Nestes últimos anos a Orquestra Sinfônica Universitária tem contado com a dedicação do maestro Fabrício Carvalho e o Coral UFMT com a capacidade da maestrina Dorit Kolling, que com desenvolturas inovam e criam diferentes estações movimentadas.

Cabe, por fim, registrar, que tanto a Orquestra Sinfônica Universitária quanto o Coral UFMT dão flores que perfumam os canteiros dos jardins de toda Instituição Universitária, e que esse delicioso perfume exala dos canteiros da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso, que sente-se honrada em fazer parte dessa extraordinária história.


Fernando Tadeu de Miranda Borges

Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT




ORQUESTRA SINFÔNICA E CORAL DA UFMT

40 ANOS

Dezembro é um mês especial no calendário da Universidade Federal de Mato Grosso. É quando comemoramos o aniversário da sua fundação.


Neste dia 10/12, o tradicional concerto de final da temporada cultural e artística da Universidade, reúne a Orquestra Sinfônica e o Coral, em uma homenagem especial aos 49 anos da Universidade e aos Reitores fundadores Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo.


No calor das comemorações vale ressaltar a importância destes instrumentos culturais – Coral e Orquestra - nos quase 50 anos da UFMT.

Relembramos os concertos da Orquestra Sinfônica em praça pública reunindo até 30 mil pessoas, possibilitando aos mato-grossenses o contato com o universo da música erudita. A diversidade tem sido uma marca da nossa Orquestra ao unir ritmos pouco convencionais para uma orquestra sinfônica como a música eletrônica e o lambadão ou se apresentar com artistas de música popular como Gilberto Gil, Roupa Nova, Gal Costa, Tetê Espíndola, 14 Bis, Vanguart e Macaco Bong, possibilitando um transbordamento para além dos limites da música erudita. A música regional também tem lugar de destaque na história da Orquestra quando Pescuma, Henrique, Claudinho, Pineto, China, Novos Chorões, Filhos da Pauta, Sarau Cuiabano, Erre Som e Strauss apresentam-se pela primeira vez com uma orquestra sinfônica. A Orquestra foi também a responsável pela montagem da primeira ópera completa em Mato Grosso, "A Flauta Mágica" de Mozart, em 2006. E em comemoração aos seus 30 anos, em 2009, fez uma temporada marcada pela democratização do acesso à música erudita e popular com concertos em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis proporcionando mais alguns capítulos de uma história repleta de sucesso e compromisso com a cultura e educação em Mato Grosso.


O Coral UFMT, que vem se estruturando ao longo desses anos em quatro núcleos principais: Coral UFMT (adultos), Coral Infantil (7 a 10 anos), Coral Infantojuvenil (11 a 14 anos), Coral da Terceira Idade (acima de 60 anos) e Laboratório Coral (curso para iniciantes e intermediários), atendendo a comunidade discente, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral, trabalhando com um repertório variado que abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além do repertório sinfônico. Em suas quase quatro décadas o Coral UFMT já se apresentou em concertos no Uruguai, Paraguai, Panamá e Argentina, além de vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em Cuiabá, além de apresentações e concertos diversos, o Coral UFMT já realizou os 1º, 2º e 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá, o Encontro de Coros na UFMT (2002), e a primeira ópera realizada em Mato Grosso, “A Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart, ao lado da Orquestra Sinfônica da UFMT em 2006.


Parabéns maestros e maestrinas, instrumentos e vozes, da Orquestra Sinfônica e do Coral UFMT pelos 40 anos de ações ininterruptas em prol da música de qualidade, da cultura, da arte, da educação para todos!


Thania Monteiro de Arruda

Coordenadora de Cultura e Vivência da UFMT


 
 
 

Comments


bottom of page