top of page

Dorit Kolling

  • Foto do escritor: Concerto Especial
    Concerto Especial
  • 27 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de dez. de 2019

Diretora Artística e Regente do Núcleo Coral UFMT


Dorit Kolling é mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Música Brasileira, também pela UFMT e graduada em Licenciatura em Educação Artística – habilitação em Música, pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Nascida em São Leopoldo (RS), mudou-se para Cuiabá em 1988, ano em que passou a compor o quadro de professores do Departamento de Artes da UFMT.


Desde agosto de 1989 é Diretora Artística e Regente do Coral UFMT, com o qual participa de apresentações, concertos e encontros de coros em Cuiabá, no interior mato-grossense e em vários estados do Brasil, além de cidades da Argentina, do Uruguai e Panamá.


Também com o grupo, participa de concertos em conjunto com a Orquestra Sinfônica da UFMT. Em 2006 preparou o Coral UFMT e solistas para a ópera “A Flauta Mágica”, atuando também como regente interno e diretora de palco.


Participou, como professora convidada, de cursos, oficinas e laboratórios corais em Belo Horizonte, Itajubá e interior de Mato Grosso. Atuou ainda no Conservatório Musical de Mato Grosso e no Coral Municipal de Cuiabá


Na UFMT, atuou como Coordenadora de Extensão no período de 2008 a 2012. Foi membro da ABRC (Associação Brasileira de Regentes de Coros), fazendo parte da sua diretoria, bem como do conselho editorial da Revista Canto Coral desta mesma entidade.


É produtora cultural na cidade de Cuiabá, tendo desenvolvido e coordenado eventos como 1°, 2° e 3° Encontro Internacional de Coros de Cuiabá, 1° e 2° Painel de Regência Coral de Mato Grosso, além de ter participado de outros projetos como “Cuiabá EnCanto” e “Divina Música”. É também professora-regente do Coral do TRT/MT, um projeto de qualidade de vida do servidor da Justiça do Trabalho.


Pelo trabalho prestado, recebeu título de Cidadã Cuiabana (1998), título de Cidadã Mato-grossense (2007), Comenda da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Oficial (2007 - Tribunal Regional do Trabalho - TRT-23a), Comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes (2017 - Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino - SBACE) e foi uma das homenageadas no evento “300 Mulheres: Letras, História e Equidade - uma celebração da presença feminina na história dos 300 anos de Cuiabá (2019 - Academia Mato-Grossense de Letras e Prefeitura Municipal de Cuiabá).

 
 
 

Comentários


bottom of page